terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sejam Bem-Vindos ao Universo da NATAÇÃO INFANTIL!

Antigamente, a natação era vista como um esporte elitizado e, assim como os outros esportes, puramente técnicos. A criança entrava na piscina e começava seu treinamento: pernada do crawl, braçada do crawl, e assim por diante, sem contar com as que não tinham nenhum contato com a água e eram lançadas na piscina, e no momento que estivessem se afogando eram retiradas. Não havia reflexão alguma sobre os métodos utilizados e muito menos respeito com o ser humano. Aprendiam a nadar na marra! E as que não aprendiam se frustravam e não queriam mais saber de piscina. É por isso que hoje em dia se encontram muitos adultos traumatizados com o meio líquido.
Há alguns anos esse contexto vem se modificando. O ensino da natação vem ganhando um foco mais pedagógico, visando à aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor de forma lúdica, bem como a exploração da cultura corporal do indivíduo, respeitando suas limitações e individualidades.
Grande parte da população procura a natação como opção de lazer e em busca de uma melhoria da qualidade de vida. Geralmente, pais procuram a natação como forma terapêutica para tratamento de problemas respiratórios e posturais de seus filhos. Muitos pais matriculam seus filhos na natação por terem sofrido traumas quando crianças, pensando em prevenir a ocorrência da mesma situação com seus filhos.

Benefícios da Natação Infantil:
- Melhora o desenvolvimento neuromotor;
- Fortifica a musculatura;
- Aumenta a capacidade cardíaca;
- Ativa e dá mais mobilidade as articulações;
- Estimula um sono mais tranqüilo;
- Reforça o apetite;
- Desenvolve a estabilidade emocional e a autoconfiança;
- Reforça a relação entre pais e filhos.

Nenhum comentário: